O Papel Social e Político dos Conselhos é Tema de Formação
21 de outubro de 2019

WhatsApp Image 2019-10-21 at 2.24.25 PM (4)

Participantes em debate durante realização da formação. (Foto: arquivo pessoal)

Durante os dias 17 e 18 de outubro de 2019, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), representado pela conselheira Vanessa Nathália Amorim Silva, esteve presente no Centro de Referência Estadual de Economia Solidária (CRESOL) para a Formação de Conselheiros da Sociedade Civil. Curso organizado pelo Fórum Maranhense de Mulheres que teve como principal objetivo discutir o papel social e político dos conselhos, além de traçar metas para uma atuação mais dinâmica e pontual das conselheiras no cumprimento das deliberações do Plano Nacional e Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

A formação teve uma carga horária total de 20 horas, entre aulas teóricas e práticas, e contou com uma vasta programação que abordou conteúdos, como: Estado, Políticas e Controle social; Violência contra a Mulher; Educação de Gênero: pontos para refletir na aplicação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres; Mulheres, Relações de gênero e trabalho; entre outras temáticas. O público alvo do curso foram as conselheiras da gestão do Conselho Estadual da Mulher (CEM) eleitas para o triênio 2019-2021.

WhatsApp Image 2019-10-21 at 2.24.25 PM (5)

Conselheiras do CEM que participaram da "Formação de Conselheiros da Sociedade Civil". (Foto: arquivo pessoal)

Para a conselheira Vanessa Nathália Silva, titular do CEM, “o curso foi excelente, pela qualidade dos temas trabalhados e do conhecimento das facilitadoras. A formação propiciou debates e reflexões teóricas sobre o papel da sociedade civil nos conselhos, especificamente no CEM, no qual o CRESS-MA renovou sua participação para mais um triênio de gestão”.