Comissão Especial Aprova Prestação de Contas do CFESS de 2018
10 de junho de 2019

FONTE: CFESS

Grupo constitui um dos instrumentos de controle interno do Conjunto.

foto-comissao-especial2019

Comissão Especial se reuniu na sede do CFESS (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Teve início hoje a reunião do Conselho Pleno do CFESS, em Brasília (DF), que seguirá até o próximo domingo, dia 9 de junho. A primeira atividade desta quinta-feira (6) foi a apresentação, pela Comissão Especial, do relatório final de avaliação da prestação de contas do CFESS de 2018 à diretoria da instituição. O parecer foi pela aprovação da aplicação de recursos do Conselho Federal durante o ano passado, bem como pela regular situação dos contratos firmados pela entidade.

Prevista no artigo 29, seção 6, do Estatuto do Conjunto CFESS-CRESS, e formada por assistentes sociais que integram as gestões dos CRESS, a Comissão Especial é um instrumento de controle interno do Conjunto. Nela, os regionais, por meio de representantes de um CRESS de cada região do país, verificam se os investimentos e gastos realizados pelo CFESS no ano anterior condizem com o planejamento elaborado e com o que foi deliberado pelo Encontro Nacional.

Em 2019, a Comissão Especial foi formada, pelo Norte, CRESS-AP, com a assistente social Alessandra Maria da Silva Dias; pelo Nordeste, CRESS-PI, com Fernanda Farias de Aguiar Lima; pelo Centro-Oeste, CRESS-MT, com Nildiane Lopes Coelho, pelo Sudeste, CRESS-RJ, com Jussara de Lima Ferreira; pelo Sul, CRESS-SC, com Flávia de Brito Souza Garcia.

Para a coordenadora da Comissão Administrativo-Financeira do CFESS e 1ª tesoureira do Conselho, Cheila Queiroz, a análise da Comissão Especial fortalece o caráter democrático e transparente das ações realizadas pelo Conselho Federal. "A  gestão administrativa dos conselhos deve ser construída coletivamente, em conformidade com as diretrizes de gestão pública e democrática que se assentam nos valores e princípios do nosso Código de Ética e da Lei de Regulamentação. Essas diretrizes estão balizadas pelo compromisso de fazer do Conjunto CFESS-CRESS uma esfera pública pautada por princípios fundamentais como: transparência, controle democrático, representação de interesses coletivos e cultura pública", ressalta ela.

foto-pleno-junho-2019

Gestão do CFESS está reunida para o Conselho Pleno (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Gestão debate outras pautas

Até o próximo domingo, a gestão do CFESS É de batalhas que se vive a vida (2017-2020) seguirá reunida, para debater outros assuntos, como o projeto CFESS na Estrada, os preparativos para o 2º Seminário Nacional Serviço Social e Direitos Humanos, que ocorrerá em agosto em Salvador (BA), as Conferências Nacionais previstas 2019 (Saúde e Assistência Social), além das reuniões das comissões temáticas do Conselho Federal.

O Conselho Pleno é a reunião de caráter deliberativo da direção do CFESS, que determina as ações da entidade, conforme seu plano de atividades, e também julga os recursos éticos.

Clique aqui e veja a pauta completa do Conselho Pleno