CRESS-MA
NOTÍCIAS
CRESS-MA Realiza o Seminário “Serviço Social e Assistência Social: Competências e Atribuições Profissionais”
23 de julho de 2018
ASCOM CRESS/MA

 

DSCN0037

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na última quinta-feira, 19 de julho, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) realizou o Seminário “Serviço Social e Assistência Social: competências e atribuições profissionais” durante toda à tarde, na Escola de Governo do Estado do Maranhão, localizada na Avenida Vitorino Freire, n º 1969, Areinha, São Luís – MA. O evento teve como objetivo debater o exercício profissional na política de assistência social e divulgar os resultados da fiscalização realizada nos equipamentos da política de assistência social no município de São Luis – MA. Além de, preparar as (os) Assistentes Sociais para o 2º Seminário Nacional “O Trabalho do/a Assistente Social na Política de Assistência Social” que acontecerá nos dias 01 e 02 de agosto, em Fortaleza – CE, conforme a 13ª deliberação do eixo Seguridade Social das decisões coletivas do 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, realizado em Brasília em setembro de 2017.

 

DSCN0047

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O seminário teve início com a mesa temática “Serviço Social e Assistência Social: competências, atribuições e condições éticas e técnicas do trabalho profissional”, ministrado pela assistente social mestra Marlene Torreão. Fizeram também parte dessa mesa, as agentes fiscais do CRESS-MA, Edivana Siqueira e Lucilene Guimarães, a coordenadora técnica Jozeth Andrade e a vice-presidente Lilia Penha, responsável pela coordenação da mesa. As agentes fiscais repassaram as informações do relatório de fiscalização nos equipamentos da política de assistência social no município de São Luis-MA no período de janeiro a julho de 2018. O relatório é fruto de dados recolhidos, por meio de instrumentais próprios, durante as visitas de fiscalização. As visitas de fiscalização são práticas que competem a (ao) agente fiscal, sejam elas de rotina, de identificação, de prevenção, de orientação e/ou de constatação de práticas de exercício ilegal ou com indícios de violação da legislação da profissão do assistente social.

 

DSCN0070

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dentro da programação, contou-se ainda com a mesa temática “A Instrumentalidade do Serviço Social na Política de Assistência Social: uma abordagem para além dos encaminhamentos, ministrada pela assistente social especialista, Jercenilde Cunha Silva e coordenada pelo assistente social e conselheiro do CRESS-MA, Carlos Danilo Silva Rodrigues. O Seminário foi finalizado com a realização da primeira Assembleia Geral Ordinária de 2018 das/os Assistentes Sociais do Maranhão, que teve como pautas: Eleição dos Delegados e Suplentes para o 47º Encontro Nacioal CFESS/CRESS a ser realizado na cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, entre os dias 06 e 09 de setembro de 2018; informes e outros assuntos de interesse da categoria.

 

DSCN0094

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020